sábado, maio 21, 2011

George Wishart (1513-1546)


George Wishart, o mártir protestante


Um famoso membro da família Pitarrow foi o mártir George Wishart, poderoso pregador protestante, confidente e mentor de John Knox. Apesar de pregar a Reforma. Protestante, em 1546 ele foi traído pelo Cardeal David Beaton e aprisionado no calabouço garrafa no Castelo de St. Andrews. Posteriormente, foi julgado por heresia, condenado à morte e queimado na estaca fora do castelo.


Algumas semanas mais tarde, amigos de George Wishart conspiraram contra o Cardeal e entraram no Castelo. Eles encontraram o cardeal Beaton em seu quarto e mataram-no. Diz-se que formou-se no castelo, a primeira congregação da Igreja da Escócia.


O local onde morreu George Wishart é marcada pelas letras GW na calçada fora do castelo, e comemorada por uma placa perto (erguida conjuntamente pelo St. Andrews Preservation Trust e pela Sociedade Wishart). Ele também é gravado no Monumento dos Mártires da em St. Andrews, e uma pintura de John Drummond intitulado "George Wishart em seu caminho para a execução de Administração do Sacramento pela primeira vez, na Escócia, depois da Reforma Protestante". O quadro acima é intitulado " Última Exaltação da Wishart ", por Sir William Orchardson Quiller (1832-1910). É reproduzida como cortesia da Universidade de St. Andrews.



George Wishart nasceu por volta de 1513, filho de James e Wyschart Learmont Elizabeth.Seu pai era o latifundiário de Pitarrow, então ele nasceu provavelmente em Pitarrow Casa .Alguns escritores estado que ele pertencia a uma nova filial da Wisharts Pitarrow perto de Montrose, mas isso não é correto - como você pode ver David Wishart da árvore , seu pai foi o Laird até 1525.

George Wishart estudos clássicos na Universidade de Aberdeen e depois trabalhou como professor na Escola de Gramática em Montrose, onde o primeiro ensino do Grego em escolas escocesas começou. Ele ensinou o Novo Testamento em grego, mas em 1538 ele foi acusado de heresia pelo bispo de Brechin e fugiu para a Suíça e Alemanha, onde se juntou aos seguidores de João Calvino (1509-1564). Ele retornou ao Corpus Christi College, em Cambridge em 1543, e depois para a Escócia em 1544 como parte de uma missão enviada pelo rei Inglês Henrique VIII (1509-1547) para organizar o casamento de seu filho Eduardo (mais tarde Eduardo VI (1547-1553 )) para a jovem Maria, Rainha da Escócia (1542-1587). história de Wishart 1544-1546 foi contada por John Knox, que foi seu discípulo e amigo.

Última exaltação de Wishart, por Sir William Orchardson Quiller


Pregando em toda esta parte da Escócia, especialmente em Dundee durante um surto de peste, Wishart chegou ao conhecimento do cardeal Beaton que planejou uma emboscada para ele que falhou. Wishart é conhecido por ter dito "Eu sei que vou terminar minha vida no homem sanguinário que mãos, mas não será desta maneira".


Wishart foi para Edimburgo e pregou em Leith, onde foi apreendido pelo conde de Bothwell, levado para o Castelo de Edimburgo e, em seguida, entregou ao cardeal Beaton, que trouxe de volta ao Castelo de St. Andrews. Lá ele foi condenado a ser queimado na fogueira.


No fatídico dia o capitão do Castelo Wishart convidou para o café e deu-lhe sacos de pólvora para colocar em sua roupa. O carrasco caiu de joelhos diante da pira pedir perdão Wishart, que ele deu. Quando a gravação começou a pólvora explodiu, mas não matá-lo de imediato e sua agonia foi prolongada. Cardeal Beaton assistiu de sua janela.


A reação do público foi hostil, eo martírio George Wishart foi o grande estímulo que estabeleceu a Reforma no trem na Escócia. Para um relato contemporâneo de George Wishart de vida e morte, ver o martírio , ou fazer o download de Rogers livro da vida do século 19 Charles de George Wishart aqui .


http://www.wishart.org/georgewishart.html

Nenhum comentário: