quarta-feira, julho 02, 2014

Thomas Manton (1620-1677)

Extraído de http://spurgeon.wordpress.com/2008/09/08/joel-beeke-biography-of-thomas-manton/. Traduzido automaticamente com alguns ajustes posteriores.

Thomas Manton foi batizado no dia 31 de março, 1620 em Lydeard St. Lawrence, Somerset, onde seu pai, Thomas Manton, provavelmente era pároco. O jovem Thomas foi educado na escola livre em Tiverton, Devon, em seguida, com a idade de dezesseis anos, passou a estudar na Wadham College, Oxford. Ele se formou em Oxford. Obteve um Bacharelado em Artes em 1639, um Bacharelado em Teologia em 1654 e um Doutorado em Divindade em 1660.
Manton foi ordenado em 1640 para o diaconato, aos vinte anos, por Joseph Hall, e atuou por três anos como professor na igreja paroquial de Sowton, perto de Exeter, Devonshire, onde se casou com Mary Morgan de Sidbury, Devonshire, em 1643. Através do patrocínio do coronel Popham, alcançou a vida de Santa Maria, Stoke Newington, Londres, onde seu pastorado tornou-se um modelo de calvinismo rigoroso e consistente. Ele logo se tornou um líder presbiteriano em Londres e usou sua influência para incentivar ministros a estabelecerem o governo da igreja Presbiteriana e promoverem a tranquilidade pública em tempos difíceis. Ele foi nomeado um dos três funcionários na Assembléia de Westminster e pregou muitas vezes antes no Parlamento, perante a comunidade.
Uma vez, depois que Manton escolheu um texto difícil de pregar diante do Prefeito, um crente necessitado repreendeu-o, reclamando que ele viera para alimentar-se espiritualmente, mas tinha se decepcionado. Manton respondeu: "Amigo, se eu não lhe preguei um sermão, você pregou para mim; e pela graça de Deus, eu nunca vou bancar o tolo pregando diante do prefeito de novo "(Hulse, Quem são os puritanos?, p. 93).
Manton serviu como conselheiro espiritual de Christopher Love antes de sua execução na insurreição em 1652, e foi com Love, quando ele foi decapitado. Apesar das ameaças de ser baleado por soldados do exército que estavam presentes naquela noite, Manton pregou uma mensagem funeral a um grande público, à meia-noite, na paróquia de St. Lawrence.
Apesar de sua forte desaprovação ao modo de agir do rei, Manton manteve-se favorável a Cromwell e seu Parlamento. Em meados dos anos 1650, ele atuou em várias comissões importantes, quando atuou como comissário na aprovação de pregadores públicos, ou "triers." Serviu com Edmund Calamy, Stephen Marshall, e outros presbiterianos nas conversações de alojamento com congregacionais, como Joseph Caryl e Sidrach SimpsonEle serviu em uma comissão para ajudar a resolver a divisão na Igreja da Escócia entre os Resolutioners e RemonstrantersEntão, também, atuou em um comitê com Thomas Goodwin, John Owen, Henry Jessey, e Richard Baxter para compor artigos sobre os "fundamentos da religião" essenciais para a subscrição do protetorado igreja.
Em 1656, Manton foi escolhido como professor na Abadia de Westminster e se tornou reitor de S. Paulo, Covent Garden, Londres, como sucessor de Obadiah SedgwickManton havia desejado para estabelecer a disciplina Presbiteriana em S. Paulo, mas foi impedido de fazê-lo por seu assistente, Abraham Pinchbecke, e os seus paroquianos. Ele aceitou isso graciosamente, e sempre foi um cavalheiro, mostrando caridade a todos, inclusive ministros de outras convicções.
Quando Oliver Cromwell foi coroado pelo Parlamento em 1657, Manton foi escolhido, juntamente com John Owen, Joseph Caryl, Philip Nye, e George Gillespie, para orar com o Lorde Protetor pedindo orientação divina. Depois Cromwell finalmente se recusou a coroa, Manton entregue a bênção público na inauguração da segunda Parlamento protetorado (Oxford DNB, 36:366).
Após o fracasso do protetorado de Richard Cromwell, Manton favoreceu a restauração de Charles II. Ele acompanhou Charles Breda e fez um juramento de lealdade ao rei. Manton foi nomeado um dos doze capelães ao rei Charles II, embora nunca exerceu as funções ou receberam os benefícios deste escritório. Todo o tempo, Manton permaneceu firmemente Presbiteriana em suas convicções, e advertiu contra a restauração do episcopado e da liturgia anglicana.
Depois de Manton foi expulso da Igreja da Inglaterra púlpitos para inconformismo em 1662, ele pregou em sua casa em King Street, Covent Garden, e em outros lugares privados. Atendimento continuou a aumentar até que ele foi preso em 1670 e encarcerado por seis meses. Quando a Declaração de Indulgência foi concedida em 1672, Manton foi licenciada como um presbiteriano em sua casa em Covent Gardne. Ele também se tornou palestrante para comerciantes de Londres no Salão de Pinner e pregador no renascimento dos exercícios matinais presbiterianos.
Quando indulgência do rei foi anulado em 1675, a congregação de Manton foi dilacerado. Ele continuou a pregar para seus seguidores aristocráticas em Covent Garden, no entanto, até sua morte em 1677. William Bates pregou no funeral de Manton.
Manton foi lembrado em seu funeral como "o rei dos pregadores". Bates disse que nunca ouviu um sermão pobre e elogiou sua capacidade de "representar a ligação inseparável entre deveres e privilégios cristãos". Arcebispo James Ussher descreveu Manton como "um pregador volumoso "e" um dos melhores da Inglaterra. "Isso é certamente evidente nos muitos escritos de Manton, a maioria dos quais são sermões. ... Sermões de Manton preenchem vinte de seus vinte e dois volumes. Eles são o legado de um pregador dedicado ao ensino sistemático e à aplicação da Palavra de Deus. Manton nos apresenta o que de melhor os puritanos ingleses tinham a oferecer quanto à exposição cuidadosa e sólida das Escrituras.




Extraído de http://www.digitalpuritan.net/thomasmanton.html e traduzido automaticamente. Traduzido automaticamente com alguns ajustes posteriores.

Thomas Manton foi batizado 31 março de 1620 em Lydeard St Lawrence, Somerset, uma porção sudoeste remota da Inglaterra. Sua educação primária foi, possivelmente, na Escola de Blundell, em Tiverton, Devon. Sua educação formal veio no Wadham College, Universidade de Oxford, e ele finalmente se formou bacharel em 1639 a partir de Hart Hall. Joseph Hall, bispo de Norwich, o ordenou diácono no ano seguinte: ele nunca tomou ordens do padre, afirmando que fora devidamente ordenado ao ofício ministerial.

Foi então nomeado professor de cidade Sowton em Devon, onde atuou de 1640-1643, e pelo Colyton, Devon, 1643-1645. Em julho 1645, mudou-se dos condados ocidentais rurais para a área de Londres, quando o coronel Alexander Popham, o padroeiro da paróquia de Santa Maria, levou-o para o leste para a pequena cidade de Stoke Newington, no Condado de Middlesex, nos arredores de Londres. Aqui, ele começou suas principais palestras no meio da semana, pela primeira vez em Isaías 53 (meados de 1640), em seguida, Tiago (final da década de 1640) e, finalmente, Judas (1650-1640s atrasados ​​primeiros). Quando estava em Stoke Newington, ele foi convidado a pregar ao Parlamento, para o primeiro ministro, pelo menos seis ocasiões em 30 de junho de 1647, que era um dia de jejum para o Parlamento. Seu sermão foi baseado em Zacarias 14:09 e intitulado "Carne fora do Eater; ., ou, Esperanças da unidade na e pelo Partido e Distraído Times "Exatamente um ano depois, em 30 de junho de 1648, ele pregou outro sermão rápido em Apocalipse 3:20 , "Definhamento Espiritual da Inglaterra; as causas e a cura. "Ele também participou da Assembléia de Westminster como um dos três funcionários, depois foi nomeado para escrever um prefácio à segunda edição da Confissão de Westminster, em 1658, e serviu Oliver Cromwell como capelão e uma sonda (um corpo de fiscalização que examinou homens para o ministério).

Em 1656 ele se mudou para Londres, quando foi nomeado como professor na Abadia de Westminster e, mais importante, como reitor de S. Paulo, Covent Garden, sucedendo Obadiah Sedgwick. Durante esse tempo, Cromwell morreu e a Inglaterra entrou em um período de grande incerteza. Isso levou os presbiterianos, como Manton a pedir a restauração de Charles II em 1660, viajando junto com outros para Breda, Holanda, para negociar seu retorno. Depois de Charles voltou, Manton fez parte das negociações chamadas de Conferência Savoy, em que os escrúpulos dos presbiterianos e congregacionais relativos ao Livro de Orações foram formalmente discutidos. No entanto, dado que o Parlamento Cavalier estava cheio de Laudians, 1662 viu a promulgação da Lei da uniformidade 1662. Por essa lei todos os ministros seriam ordenados ou re-ordenados por um bispo, eles deveriam renunciar a Solene Liga e Aliança, prometendo lealdade à Livro de Orações, e subscrever os Trinta e Nove Artigos. Como Manton estava em condições favoráveis ​​com Charles II, foi-lhe oferecido o Decanato de Rochester, mas ele se recusou, por razões de consciência.


Os últimos anos de Manton foram tumultuados. O Ato de Uniformidade levou à "grande ejeção". Em 17 de agosto de 1662, Manton pregou seu último sermão no Covent Garden em Hebreus 12:1 . Ele também continuou a escrever, mesmo quando preso por se recusar a cooperar durante seis meses em 1670, em violação da Lei Conventicle. T Declaração de Indulgência, ele foi aprovado em 1672, conceder ing homens como Manton uma licença para pregar em casa. Manton, em seguida, tornou-se professor no Hall de Pinner para os chamados "exercícios de manhã." O Parlamento, no entanto, revogada esta Indulgência no ano seguinte. Manton viria a morrer em 18 de outubro de 1677, e foi socorrido por sua esposa e três filhos.

Nenhum comentário: